fbpx

Mercados emergentes impulsionam instalações fotovoltaicas globais para recorde

Recentemente, a PV Info link, uma empresa de pesquisa do setor, divulgou seu último relatório de análise, anunciando que, impulsionada por várias políticas favoráveis, a nova capacidade instalada global de PV ultrapassou 170 milhões de quilowatts em 2021. Isso cria um novo recorde enquanto o mercado emergente de megawatts continua a surgir. Espera-se que a nova capacidade instalada global de energia fotovoltaica exceda 200 milhões de quilowatts em 2022.

As últimas estatísticas do link PV Info mostram que a nova capacidade instalada global de PV atingiu 172,6 milhões de quilowatts em 2021, aumentando 23,1% ao ano. Além disso, a Turquia e outros mercados emergentes tiveram um bom desempenho.

Dr. Smith, o especialista em energia solar, apontou que mais de 70% do mercado fotovoltaico global estava concentrado na Europa e nos Estados Unidos. Hoje, o mercado global de PV mostra um desenvolvimento abrangente e florescente. Brasil, Turquia e outros mercados emergentes são um desempenho atraente. O número de mercados de megawatt foi aumentado para 20, em comparação com 11 em 2018, aumentado em 9.

Segundo Rodrigo Lopes Sauaia, CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os preços da energia fotovoltaica caíram 70% nos últimos nove anos, uma das energias mais competitivas do Brasil. Nesta situação, a capacidade instalada acumulada de energia fotovoltaica no Brasil cresceu de 7.000 watts em 2012 para aproximadamente 13 milhões de quilowatts em 2021. Atualmente, o Brasil se tornou o terceiro maior mercado de energia renovável do mundo, e a geração de energia fotovoltaica tornou-se o sexto -maior fonte de energia elétrica do Brasil.”

O Dr. Smith também afirmou o papel dos mercados fotovoltaicos emergentes no aumento da escala de novas instalações fotovoltaicas em todo o mundo.” África do Sul, Arábia Saudita, Marrocos, Argélia e outros mercados fotovoltaicos viram uma nova demanda significativa, impulsionando a rápida expansão da indústria fotovoltaica na região. ”

Enquanto isso, o Dr. Smith também destacou os efeitos positivos dos contratos de compra de energia de longo prazo (PPAs) que vários governos permitem que produtores de energia fotovoltaica assinem com compradores de energia verde. “As tarifas fixas de longo prazo são propícias para aumentar a disposição das empresas de geração de energia para desenvolver e construir usinas de energia. Após a implementação da política de PPA na Europa, a escala instalada de usinas fotovoltaicas que assinaram PPAs ultrapassou 30 milhões de quilowatts, impulsionando o crescimento da escala recém-instalada de energia fotovoltaica na Europa.

Jornalistas da mídia do setor apontaram que os governos estão aumentando seu apoio ao desenvolvimento de projetos de energia fotovoltaica para atingir suas respectivas metas de redução de carbono. De acordo com a associação mundial da indústria fotovoltaica, em novembro de 2021, 177 países em todo o mundo estão considerando ou anunciaram metas líquidas de emissão zero, representando 90% do total, o que também contribuiu para o aumento do reconhecimento da geração de energia fotovoltaica por grandes empresas . Citando dados de uma empresa terceirizada de pesquisa do setor, o repórter indicou que 67 empresas assinaram uma iniciativa para se comprometer com o uso de energia 100% verde em 2021. Até o final de 2021, 355 empresas em todo o mundo haviam assumido esses compromissos.

A PV Info link acredita que a demanda global do mercado fotovoltaico aumentará ainda mais no contexto acima. Em 2022, a nova capacidade instalada global de PV atingirá 214 milhões de quilowatts.

Nos próximos anos, o Dr. Smith espera que a nova capacidade instalada global de PV manterá um rápido crescimento; e o aumento anual da capacidade instalada chegará a 232 milhões de quilowatts – 286 milhões de quilowatts de 2022-2025.

Compartilhar:

OBTENHA INFORMAÇÕES GRATUITAS DOS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Entre em contato agora!