O inversor solar é um dispositivo usado para converter a energia gerada pelos painéis solares, ou seja, corrente contínua (DC), em corrente alternada (AC) para aplicações residenciais e outras AC.
Os inversores solares são conectados a mais de um painel solar para otimizar o desempenho dos painéis solares no mesmo nível. O inversor solar consiste em um regulador de tensão, transformador elevador e outros componentes eletrônicos. Comparado com geradores a diesel, possui características de baixa conta de energia elétrica, poluição ambiental minimizada, maior eficiência e desempenho mais confiável.
O mercado de inversores solares (PV) atingirá US$ 17,9 bilhões até 2030, crescendo a um CAGR de 8,8% de 2021 a 2030.
O crescimento significativo em indústrias de uso final, como petróleo e gás, telecomunicações, mineração, produtos farmacêuticos, produtos químicos e saúde, está impulsionando a demanda por instalações solares fora da rede para suas respectivas produções e operações, o que, por sua vez, está impulsionando o crescimento da energia solar. mercado de inversores (PV) durante o período de previsão.
Além disso, a crescente demanda por inversores solares em economias em desenvolvimento como Índia, China e Japão está impulsionando o crescimento do mercado global. No entanto, a alta geração de calor por inversores solares de grande porte e a instalação de painéis solares em diferentes direções são os principais fatores que devem prejudicar o crescimento do mercado global de inversores solares nos próximos anos.
Com base no tipo de conexão, o segmento on-grid detém a maior participação em termos de receita e espera-se que mantenha seu domínio durante o período de previsão. Este crescimento é atribuído a um aumento no investimento para o fornecimento direto de eletricidade, em vez de armazená-la em baterias. Além disso, as vantagens do uso de inversores solares on-grid incluem fácil alimentação de energia, fácil instalação, custo-benefício e gerenciamento de alta demanda de eletricidade, que deve impulsionar o crescimento do mercado nos próximos anos.
O setor de serviços públicos tem a maior parte das receitas com base no usuário final e deve crescer a um CAGR de 8,3%. Isso se deve ao aumento do investimento em usinas de energia solar em escala de utilidade, parques solares e outras estruturas solares. Além disso, um aumento nos projetos de construção, como usinas de energia solar descentralizadas, projetos de eletrificação rural, usinas de energia solar de água e telhado e edifícios comerciais estão impulsionando o crescimento do mercado global de inversores solares (PV) do setor de serviços públicos.
Em uma base regional, o mercado foi analisado em três grandes regiões, incluindo Brasil, Índia e China. A Ásia-Pacífico dominará o mercado em 2020 e deverá manter seu domínio nas tendências do mercado de inversores de energia solar (PV) durante o período de previsão. Isso é atribuído a players significativos e uma grande base de consumidores na região. Além disso, espera-se que a rápida expansão no setor de energia renovável, o aumento dos investimentos na modernização da infraestrutura de energia envelhecida e a rápida industrialização na região impulsionem ainda mais o crescimento do mercado nos próximos anos.